Os 7 Principais Acontecimentos do Xadrez Brasileiro em 2020

    Os 7 Principais Acontecimentos do Xadrez Brasileiro em 2020

    O ano de 2020 foi atípico, porém, com boas notícias para o xadrez brasileiro. Confira as principais dela agora:

     

    Está sem tempo para ler o artigo? Escute a versão em áudio!

    1- Supi vence Magnus Carlsen em 18 lances

     

    C:UsersUserDesktopsupi (1).jpg

    GM Supi

     

    Vencer o atual campeão mundial, ainda que tenha sido uma partida amistosa, online, sempre é digno de reconhecimento. A vitória do Grande Mestre brasileiro, Luis Paulo Supi, tornou-se ainda mais espetacular pelo brilhante sacrifício de dama no lance 18, que fez Magnus Carlsen abandonar instantaneamente. Sem dúvidas, esse é um dos grandes momentos do xadrez nacional neste ano.

    [Clique aqui e confira brilhante vitória de Supi]

     

    2- Fier Campeão Brasileiro pela Terceira Vez

    Em um dos poucos torneios presenciais realizados em 2020, o GM Alexandr Fier ficou com o título do 86º Campeonato Brasileiro Absoluto, realizado na cidade de Natal, entre 10 e 19 de janeiro. Esse foi o terceiro título nacional do enxadrista.

    Nas quartas de final, Fier venceu o então campeão, MI Roberto Molina, nos desempates. Na semifinal, vitória no Armagedom contra Luis Paulo Supi e na grande decisão, 3×1 contra o GM André Diamant.

     

    C:UsersUserDesktopfier x diamant.jpg

    Diamant x Fier

     

    3- Juliana Terao é Hexa!

    A MF Juliana Terao faturou o 59º Campeonato Brasileiro Feminino, disputado no Rio de Janeiro, durante os dias 11 a 18 de janeiro. Terao conquistou seu sexto título, o quinto consecutivo, e se tornou a terceira enxadrista com mais títulos brasileiros ao longo da história. A WMI Regina Ribeiro é a maior campeã brasileira com oito títulos, seguida por Ruth Cardoso, com sete.

     

    C:UsersUserDesktopalboredo x terao.jpg

    Terao x Alboredo

     

    4- Equilíbrio no Floripa Open

    O VI Floripa Chess Open, realizado durante os dias 20 a 26 de janeiro, foi marcado pelo equilíbrio nas primeiras colocações. Seis enxadristas compartilharam a primeira colocação com 8 pontos em 10 rodadas.

    O Mestre Internacional paraguaio Guillermo Vazquez (2510) teve o melhor critério de desempate e levou o título da competição. Seu rating performance foi de 2628 pontos, suficiente para garantir uma norma de Grande Mestre.

     

    C:UsersUserDesktopFLORIPA.jpg

    Cerimônia de premiação

     

    Para completar a festa paraguaia, o GM Neuris Delgado Ramirez ficou com o vice-campeonato e o GM americano Robert Hungaski foi o terceiro. Três brasileiros se destacaram e compartilharam a primeira colocação: GM Felipe El Debs, GM Alexandr Fier e GM Krikor Mekhitarian. Infelizmente, os critérios de desempate não ajudaram e o trio ficou com a 4ª, 5ª e 6ª colocação.

    Vale destacar a participação do lendário enxadrista, Alexei Shirov, que terminou na 7ª colocação, meio ponto atrás dos líderes.

     

    5- A Fantástica Atuação de Alexandr Fier no Titled Tuesday

    O Titled Tuesday é o principal torneio online periódico do mundo. Realizado toda semana no Chess.com, o torneio de blitz (3+1) permite apenas a participação de jogadores titulados e conta com a presença de diversas estrelas do xadrez internacional.

    No dia 22 de setembro, o GM Alexandr Fier teve uma atuação fantástica na competição. Com 8,5 pontos em 10 rodadas, Fier terminou na 3ª colocação da fase inicial do torneio, meio ponto atrás de Hikaru Nakamura e empatado com Ian Nepomniachtchi, entre outros enxadristas que também somaram a mesma pontuação, porém, ficaram atrás de Fier nos critérios de desempate.

     

    C:UsersUserDownloadsSem título.jpg

    Nakamura, Nepomniachtchi e Fier

     

    A competição reuniu 707 jogadores e os 8 melhores colocados foram para a fase eliminatória. Fier eliminou o GM Giga Quparadze (Geórgia), nas quartas de final, e caiu para Nepomniachtchi nas semifinais.

    A campanha do brasileiro foi brilhante, com destaque para as vitórias contra o vietnamita Le Quang Liem (2709), o vice-campeão mundial de 2016, Sergey Karjakin (2752), e o lendário enxadrista russo Peter Svidler (2723).

     

    6- GM Supi é Vice-Campeão do Ibero-Americano Online

    No mês de maio foi dada a largada do Campeonato Ibero-americano online, no qual Supi mais uma vez foi destaque. O torneio teve 2 meses de duração e acabou no dia 13 de julho, com a grande final entre Supi e o Grande Mestre venezuelano Eduardo Iturrizaga. Supi ficou com o vice-campeonato após perder o match por 6,5 x 4,5.

    C:UsersUserDownloadsSupi x Itu.jpg

    Supi na final

     

    Foi um grande resultado para o brasileiro que fez história com uma brilhante campanha:

    Final

    GM Luis Paulo Supi 4,5 x 6,5 Eduardo Iturrizaga (2607) – Venezuela

    Semifinal

    GM Luis Paulo Supi 7×4 José Eduardo Martínez (2620) – Peru

    Quartas de Final

    GM Luis Paulo Supi 8×7 Axel Bachmann (2599) – Paraguai

    Oitavas de Final

    GM Luis Paulo Supi 6,5 x 5,5 GM Lázaro Bruzón (2644) – Cuba

    2ª Rodada: 

    GM Luis Paulo Supi 4,5 x 3,5 GM Cristóbal Henríquez (2600) – Chile

    1ª Rodada:

    GM Luis Paulo Supi 4 x 0 GM Ernesto Fernández (2508) – Espanha

    Vale ressaltar que o termo Ibero-americano remete a Portugal, Espanha e também aos países da América colonizados por estes dois países.

    O torneio de xadrez foi disputado por 64 enxadristas em formato eliminatório, representando a imensa maioria dos países pertencentes ao grupo.

    Os matches foram decididos em partidas de 3+2, com um aumento progressivo no número de jogos conforme a fase da competição.

     

    7-  Fier Campeão do Clearsale Blitz e do Paulista Online

    O Clearsale Blitz Chess Masters foi um torneio online, realizado entre os dias 24 e 26 julho com a participação de 12 dos principais enxadristas do Brasil. Os Grandes Mestres Alexandr Fier e Rafael Leitão decidiram a competição. Em uma final emocionante, Fier venceu Leitão por 7 x 5. Em junho, ambos os enxadristas já haviam decidido o Paulista Online, no qual Fier também ficou com o título ao vencer por 3,5 x 1,5.

    C:UsersUserDownloadsFinal.jpg

    Grande final do Clearsale

     

    Qual foi o grande destaque do xadrez brasileiro em 2020? Deixe sua opinião nos comentários.

    Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

    Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz

     

     

     

    3 Responder para “Os 7 Principais Acontecimentos do Xadrez Brasileiro em 2020”

    • Wesley

      O GM Supi pra mim é o grande destaque.

    • Leandro

      Supi é grande destaque.
      Há de ressaltar as lives de vários enxadristas, teve inúmeras e.... fico sem palavras pra dizer o quanto achei muito bom isso.

    • Bosco Lima

      Acredito que a mobilização dos enxadristas contra os mandos e desmandos da gestão da CBX que ao longo do tempo, causou graves danos ao Xadrez nacional, possa ser incluído como o 8° acontecimento.

    Deixe uma Resposta