Grandes Torneios: Santa Mônica 1966
O torneio de Santa Mônica 1966 pode ser comparado ao famoso torneio de AVRO 1938 por um aspecto interessante…
Campeões em Perigo
Em ambas as ocasiões o Campeão Mundial não conseguiu fazer frente à nova geração de enxadristas que dominou os ciclos seguintes.
Está sem tempo para ler? Escute a versão em áudio do artigo!
No torneio de AVRO, Alexander Alekhine somou “apenas” 50% dos pontos e foi superado pelos jovens: Paul Keres, Reuben Fine e Mikhail Botvinnik. Já em Santa Mônica, a história se repetiu com Tigran Petrosian, que também terminou com 50%, atrás de Spassky, Fischer, Larsen, Unzicker e Portisch.
Após 18 rodadas, Petrosian terminou com 12 empates, 3 vitórias e 3 derrotas. O campeão mundial perdeu uma partida para Portisch e os dois confrontos com Larsen. Por outro lado, Petrosian fez 2×0 em Najdorf e venceu um dos duelos com Donner.
O torneio de Santa Mônica (cidade localizada na Califórnia, nos Estados Unidos) foi disputado entre os meses de julho e agosto de 1966, logo após o match pelo Campeonato Mundial entre Petrosian x Spassky, realizado em Moscou de abril a junho.
Petrosian manteve o título ao vencer Spassky por 12.5 x 11.5. É natural imaginar que o campeão chegou aos Estados Unidos ainda na ressaca do título, fato que pode explicar seu desempenho.
Fischer x Spassky
Quem acha que o match do século começou em 1972 está muito enganado. Em 1966 Bobby Fischer e Boris Spassky protagonizaram uma disputa emocionante pelo título do torneio de Santa Mônica.
Fischer começou com dificuldades. Perdeu três partidas consecutivas, uma delas para Spassky, e terminou o primeiro turno na nona colocação entre os dez participantes. Contudo, venceu quatro jogos consecutivos no início do segundo turno e voltou para a disputa.
Na última rodada, Fischer e Spassky chegaram empatados com 10.5 pontos. Spassky derrotou Donner de brancas e, mesmo com as peças pretas, Fischer foi pra cima de Petrosian. O americano jogou a Defesa Índia do Rei, criou problemas ao rival, mas todo o esforço foi insuficiente para lhe dar a vitória, empate em 28 lances!
Spassky Campeão
O título do soviético foi indiscutível, Spassky foi o único a terminar o torneio invicto, com cinco vitórias e 13 empates. Além disso, Spassky derrotou seus dois principais adversários no confronto direto: 1.5 x 0.5 contra Fischer e Larsen.
Classificação Final
- Boris Spassky 11.5 / 18
- Robert James Fischer 11
- Bent Larsen 10
- Lajos Portisch 9.5
- Wolfgang Unzicker 9.5
- Samuel Reshevsky 9.0
- Tigran Petrosian 9.0
- Miguel Najdorf 8.0
- Borislav Ivkov 6.5
- Jan Hein Donner 6.0
AVRO 1938 ou Santa Mônica 1966, qual torneio foi mais forte? Deixe sua opinião nos comentários.
*LEIA MAIS: [Saiba tudo sobre o Torneio de AVRO]
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.
Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz
Olá!
Acredito que o Torneio de AVRO foi mais forte, pois dos oito participantes quatro conquistaram o título mundial em algum momento. Além disso, entre os "não" campeões participantes, nenhum deles, seja Larsen ou Portisch, se compara em força a Keres.
Parabéns pela matéria!