O Torneio de Candidatos será retomado no dia 1º de novembro, mais de 7 meses depois da paralisação em função da pandemia. Inicialmente, o torneio deve continuar na cidade russa de Ecaterimburgo, mas Tbilisi (Geórgia) aparece como uma opção caso a Rússia não possa sediar o evento.
“Além de Tbilisi, estamos em contato com outras potenciais cidades-sede de vários países para onde o evento poderia ser transferido, caso restrições adicionais reapareçam na Rússia e na Geórgia”, explica Emil Sutovsky, Diretor Geral da FIDE.
Está sem tempo para ler o artigo? Escute a versão em áudio
Polêmicas Iniciais
Lembrando que a primeira parte do Torneio de Candidatos foi cercada de polêmicas. O enxadrista Teimour Radjabov, do Azerbaijão, achou que não era o momento adequado para jogar xadrez e optou por não participar da disputa. [Leia a notícia completa] O francês Maxime Vachier-Lagrave herdou a vaga.
A competição só foi paralisada após a iminente interrupção do tráfego aéreo entre a Rússia e outros países, o que poderia deixar os enxadristas “presos” no país. O presidente da FIDE, Arkady Dvorkovich, afirmou que “as medidas de saúde e segurança eram muito semelhantes às que estão sendo aplicadas no US Open (um dos principais torneios de tênis do mundo) e em outros eventos desportivos, porém, naquela época tudo isso era um território desconhecido”. [Tudo sobre a paralisação].
Vachier-Lagrave e Nepomniachtchi Lideram
Com metade dos jogos já foram disputados, os resultados da fase inicial serão mantidos. Maxime Vachier-Lagrave (2767) e o russo Ian Nepomniachtchi (2774) lideram a classificação com 4,5 pontos em 7 rodadas.
“Estou ansioso para que o torneio volte. A maioria dos esportes voltou, então acho que a FIDE está no caminho certo. Ao mesmo tempo, espero que todas as condições sejam restauradas para oferecer um ambiente seguro e estável para todos os jogadores”, afirmou Vachier-Lagrave ao Chess.com.
[Veja a vitória de Vachier-Lagrave contra Nepomniachtchi no 1º turno]
Vachier-Lagrave e Nepomniachtchi lideram o torneio que definirá o desafiante de Magnus Carlsen pelo Campeonato Mundial
Classificação após 7 das 14 rodadas
1-Maxime Vachier-Lagrave (França) 4,5
2-Ian Nepomniachtchi (Rússia) 4,5
3- Fabiano Caruana (Estados Unidos) 3,5
4-Anish Giri (Holanda) 3,5
5- Wang Hao (China) 3,5
6- Alexander Grischuk (Rússia) 3,5
7- Ding Liren (China) 2,5
8- Kirill Alekseenko (Rússia) 2,5
O Que Esperar do Retorno?
A pontuação está relativamente próxima e todos os jogadores continuam com chances. Vachier-Lagrave e Nepomniachtchi são os favoritos lógicos em função da classificação, porém Fabiano Caruana deve se desgarrar do grupo dos jogadores com 50% de aproveitamento e tende a lutar pelo título.
Ding Liren e Caruana eram os favoritos no pré-torneio, mas terão que correr atrás do prejuízo no segundo turno
Em um suposto cenário com Vachier-Lagrave, Nepomniachtchi e Caruana como candidatos reais, Nepo leva vantagem porque vai jogar 4 partidas de brancas, entre elas os confrontos diretos com o francês e com o americano. Caruana também jogará 4 partidas de brancas, enquanto Vachier-Lagrave apenas 3.
Por essa razão, as estatísticas da Redação da Academia Rafael Leitão ficaram da seguinte de maneira.
Atenção: Os dados seguintes não foram feitos por matemáticos, é apenas um exercício baseado em alguns dados, com uma boa dose de palpite!
Chances de Título
- Ian Nepomniachtchi 26%
- Maxime Vachier-Lagrave 23%
- Fabiano Caruana 17%
- Wang Hao 11%
- Anish Giri 9%
- Grischuk 8%
- Ding Liren 5%
- Alekseenko 1%
Todas as informações do Torneio de Candidatos no Chess-Results: http://chess-results.com/tnr525314.aspx?lan=10&art=2&turdet=YES&flag=30
E para você, quem é o favorito ao título? Deixe sua opinião nos comentários.
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.
Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz.
SEM COMENTÁRIOS