Speed Chess Championship: Carlsen Dominante e Sucesso de Audiência
Carlsen jogou de casa e conquistou outro grande resultado.
Deixar o xadrez mais interessante para o público leigo com o intuito de aumentar a audiência e atrair mais patrocinadores é um desafio constante. Uma das formas encontradas para isso é a transmissão de torneios nos ritmos velozes. No ano passado, o torneio de Saint Louis – Rapid & Blitz acumulou 200 mil visualizações diárias. Ou seja, nos cinco dias de competição, o torneio atraiu, aproximadamente, um milhão de visualizações. Ninguém queria perder o retorno de Garry Kasparov aos tabuleiros.
Retorno do Kasparov foi um sucesso de mídia.
Speed Chess
Outra tentativa nesse mesmo sentido é o Speed Chess Championship, realizado pelo chess.com. O evento é disputado online, na plataforma do site, e reuniu 16 dos melhores jogadores do mundo: Magnus Carlsen, Hikaru Nakamura, Sergey Karjakin, Levon Aronian, Fabiano Caruana, Wesley So, Ian Nepomniachtchi, Maxime Vachier-Lagrave, Alexander Grischuk, Anish Giri, Richard Rapport, Jeffery Xiong, Hou Yifan, Gadir Guseinov, Sergey Grigoriants e Georg Meier.
O torneio foi disputado no sistema de matches eliminatórios. Cada duelo era composto de 90 minutos de partidas 5 minutos + 2 segundos por lance. Logo após, 60 minutos de 3+2 e, por fim, 30 minutos de xadrez bullet 1+1. Uma partida de chess960 – posição inicial das peças sorteadas de forma aleatória – era disputada ao final de cada controle de tempo.
Magnus Carlsen soberano
A premiação total foi de $50 mil dólares, divididos de acordo com o desempenho dos participantes. A competição começou no dia 03 de maio de 2017 e a grande final foi realizada no dia 03 de janeiro de 2018. O título ficou com o campeão mundial Magnus Carlsen, porém, chama atenção a superioridade perante os rivais. Na decisão contra Nakamura, Carlsen sobrou e venceu por 18 x 9.
Nakamura teve excelentes posições, mas não conseguiu concretizá-las em vitória.
Destaque para a resistência do campeão mundial que, em termos enxadrísticos, ficou perdido e “enrolou” Nakamura em várias partidas. “Isso se tornou corriqueiro na história recente. Eu estava perdido em vários jogos e fiquei perturbado. Essa era, de fato, a parte crítica do jogo. Ele estava a poucos pontos de distância e dominava a maioria dos jogos, mas, é claro, você nunca desiste completamente. Você tenta ir aguentando pouco a pouco”, afirmou o campeão mundial.
Na campanha do título, além de vencer Nakamura, Carlsen fez 20.5 x 5.5 contra Guseinov. Nas quartas de final, um incrível 27.5 x 9.5 contra Wesley So. Na semifinal, 15.5 x 10.5 no match com Grischuk, o duelo mais equilibrado para o campeão.
Aproveite para criar sua conta no chess.com, o melhor site para jogar online
Postura dos enxadristas
Ainda sobre a final, o público assistia às partidas e também poderia ver os jogadores pela webcam. Hikaru Nakamura jogou o match de Johannesburg, na África do Sul, onde passa as férias e acompanha o campeonato nacional de menores, com a participação de 2.500 enxadristas jovens. Por isso, Nakamura jogou com um laptop para um público de 120 pessoas. Um enfoque mais profissional, ao estilo do enxadrista dos Estados Unidos.
Nakamura na África do Sul
Já Magnus Carlsen jogou do computador de casa e levou o match de forma descontraída. Durante a primeira partida ainda estava comendo, ouvia música e, em alguns momentos, jogava fazendo movimentos com o corpo como se estivesse dançando. De fato, quando alguém cometia um erro grave, era divertido para o público notar a frustração do enxadrista na webcam.
Audiência
De acordo com os organizadores, o torneio foi um sucesso e a edição de 2018 está confirmada. Destaque especial para a grande final, com cerca de 400 mil espectadores únicos para a transmissão em inglês, com média de 30 mil espectadores simultâneos durante o período de quatro horas. Para ter uma comparação, o Mundial de Rápido e Blitz, realizado na Arábia Saudita, tinha uma média de sete mil espectadores simultâneos.
Transmissão em português
Transmissão em português com os GMs Krikor e Leitão.
Uma das novidades do evento foi a transmissão dos confrontos com comentários em português. O GM Krikor Mekhitarian comandou as transmissões. Na final, o GM Rafael Leitão foi o convidado especial para analisar as partidas. O canal brasileiro manteve uma média de, aproximadamente, 900 telespectadores simultâneos, número expressivo para uma tarde de quarta-feira.
E você, assistiu a transmissão do canal em português? Magnus Carlsen foi realmente tão superior? Deixe sua opinião nos comentários.
Crédito imagens: Site oficial
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais?
Assisti a transmissão ao vivo com os comentários do GM Krikor e do GM Rafael Leitão. Foi muito divertido e instrutivo. Espero que vocês continuem fazendo comentários e também jogando on line para que a gente possa aprimorar nosso Xadrez aprendendo com grandes jogadores como vocês dois e os demais GMs do Brasil. Show de bola a transmissão e parabéns aos GMs brasileiros por estarem antenados com o xadrez on line. E que venha um match on line de Krikor e Rafael!!!
Achei que foi dificil para os comentaristas falarem sobre as jogadas, pois o Carlsen joga rápido demais.