5 Motivos Para Assistir “O Gambito da Rainha” – A Nova Série da Netflix
A série “O Gambito da Rainha” (Netflix) foi lançada recentemente e despertou o interesse de enxadristas em todo o Brasil. A produção conta a história (de ficção) da enxadrista Beth Harmon rumo ao topo do xadrez mundial.
Beth Harmon
Está sem tempo para ler o artigo? Escute a versão em áudio!
A série foi baseada na obra de Walter Tevis (1983). Scott Franck e Allan Scott são os produtores da atual versão e, segundo Leontxo Garcia (El País), contaram com os conselhos técnicos de Garry Kasparov e do técnico Bruce Pandolfini.
“O Gambito da Rainha” tem algumas distorções com relação ao mundo do xadrez “real”, mas licenças poéticas eram esperadas para que a produção ficasse acessível àqueles que não tem conhecimento sobre xadrez.
De todo modo, a série possui muitas coisas positivas e 5 delas você vai descobrir agora:
1- Beth Evoluiu Estudando os Clássicos
Apesar de nos primeiros episódios a série tratar a enxadrista como um prodígio que evoluiu vendo o tabuleiro e os movimentos das peças no teto, a série ganha contornos de realidade com a evolução acontecendo através de um método acessível a todos: o estudo dos clássicos.
Beth Harmon busca livros de partidas para evoluir. Como a série se passa na década de 1960, suas referências são José Raúl Capablanca, Alexander Alekhine e Mikhail Botvinnik. Os enxadristas americanos, Paul Morphy e Samuel Reshevsky, também são lembrados.
[Veja o vídeo com as análises do GM Leitão de algumas partidas mostradas na série]
2- A Série Aborda o “Machismo” no Xadrez
“Xadrez não é para meninas!” Essa foi uma das frases machistas que a personagem escutou no início da carreira. Jogando, majoritariamente, contra adversários do sexo masculino, “O Gambito da Rainha” também sugere uma importante reflexão a respeito do machismo em torneios de xadrez.
3- Imortal de Morphy
Voltando a falar dos clássicos, em uma das vitórias de Beth Harmon, os produtores decidiram fazer referência a imortal de Paul Morphy contra o Duke of Brunswick. Na série, Beth aparece efetuando o lance 18. Db8+ Cxb8 e 19.Td8#. Sem dúvida uma bonita homenagem ao lendário enxadrista. Mas atenção, você precisa estar bem atento para perceber isso.
[Confira essa clássica partida]
4- A Importância de uma Boa Condição Física
Mais um tema relevante tratado durante a série. Quem nunca foi convidado para tomar aquele vinho excelente na noite anterior a uma partida importante? Beth Harmon teve problemas sérios com o alcoolismo e a série mostra como cuidar da saúde é importante para ter bons resultados no xadrez.
5- Referência Oculta a Bobby Fischer
Nessa primeira temporada, em nenhum momento a série cita o nome de Bobby Fischer. Porém, a saga de Beth Harmon contra os soviéticos lembra muito a jornada de Bobby Fischer no Campeonato Mundial de 1972.
Além disso, quando Beth Harmon chega em uma praça e se depara com vários senhores, surge um personagem muito semelhante fisicamente a Bobby Fischer no fim da vida.
Se você já assistiu, qual é a sua opinião sobre “O Gambito da Rainha”? Deixe sua opinião nos comentários.
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.
Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz e editado pelo GM Rafael Leitão.
Minha resenha sobre a minissérie "Gambito da Rainha"
https://www.facebook.com/photo?fbid=3784109724967597&set=a.162675823777690
Muito boa ;)
Excelente, recomendo a wuem não assistiu
Show
Eu assisti e gostei muito!
IMPERDÍVEL!!!
Muitos spoilers nessa indicação. Seria melhor nao dar detalhes tao profundos da série como seu problema com alcoolismo que so aparece no meio da serie.
Concordo com os 5 motivos para assistir a série. Nunca é demais lembrar que, trata-se de uma ficção e por isso, não se deve esperar ligações diretas com o mundo real do xadrez, apenas referências aos clássicos como ocorre! Quanto a série em si, achei boa, mas não entendo o motivo de tamanha excitação das pessoas a esse respeito!
Uma das melhores séries recentes da Netflix. Quem tem alguma noção do jogo vai se deliciar. Imperdível !
Até a metade muito boa. Depois... Previsível e com soluções de roteiro banais. Decepção.
Ainda não assistir! Mas gostei de seus comentários.
Muito boa a série, amei. A reportagem tbm é muito esclarece
Acho que a série esta sendo muito importante na divulgação do xadrez. Eu que nunca havia jogado xadrez me deparei pesquisando livros, regras e hoje pesquisei sobre jogadores brasileiros e me deparei com você e seu site e acho que muitas pessoas podem estar fazendo o mesmo caminho e conhecendo inclusive profissionais brasileiros. Parabéns pelo trabalho.
EXCELENTE
RELEMBREI OS TEMPOS DE ENXADRISTA E RESOLVI INICIAR MEU NETO
uma otima mini serie- mas deveria ter continuação para " amarrar" algumas pontas que ficaram soltas-
É uma pena que a série tenha o nome traduzido ao pé da letra. O título correto em português seria "O gambito da Dama". Poderiam ter consultado qualquer capivara que a dica seria dada.
taí uma dúvida q eu tenho: por q dama e não rainha (queen)?
Excelente série, usando o mundo do xadrez para abordar a questão da genialidade e o custo, às vezes muito alto, que esta pode ter sobre a vida das pessoas que buscam o sucesso (ou a perfeição, talvez) de forma obsessiva.
Uma oportunidade de ver que foco e determinação superam quase tudo! Ótima série! A atriz então, é magnífica! Para quem quer conhecer Xadrez e para quem é amante do jogo! Imperdívelllll!!!