GM Supi vence o Speed Chess Brasil
O Speed Chess Championship é uma competição online organizada pelo chess.com que reúne dezesseis dos melhores enxadristas do mundo em um torneio eliminatório.
Cada duelo é composto de 90 minutos de partidas 5 minutos + 2 segundos por lance. Depois disso, 60 minutos de 3+2 e, por fim, 30 minutos de xadrez bullet 1+1.
Uma partida de chess960 – posição inicial das peças sorteadas de forma aleatória – é disputada ao final de cada controle de tempo.
Torneio online com alguns dos melhores enxadristas do país foi um sucesso
Em 2017, o evento contou com a participação de enxadristas do porte de Carlsen, Nakamura, Karjakin, Aronian, Caruana, Wesley So, Vachier-Lagrave, Grischuk, Giri, Hou Yifan, entre outras estrelas.
Com uma premiação total de $50 mil dólares, a transmissão da final entre Carlsen x Nakamura reuniu 400 mil espectadores únicos, um verdadeiro sucesso de audiência.
Speed Chess Championship Brasil
GM Supi mais uma vez jogou em alto nível
Feliz com o sucesso, o chess.com realizou uma versão brasileira do Speed Chess. A organização ficou com o GM Krikor Mekhitarian e a competição teve a participação dos seguintes enxadristas:
- GM Gilberto Milos (2575)
- GM Alexandr Fier (2574)
- GM Luis Paulo Supi (2561)
- GM Felipe El Debs (2545)
- GM André Diamant (2523)
- MI Diego Di Berardino (2518)
- MI Roberto Molina (2451)
- MI Renato Quintiliano (2423)
O primeiro confronto aconteceu no dia 24 de abril e a grande final foi disputada em 24 de junho.
Os matchs respeitaram o seguinte formato: 45 minutos de 5+2, 30 minutos de 3+2 e 15 minutos de 1+1.
O chess.com ofereceu R$ 3.300 em prêmios, porém, os espectadores poderiam contribuir durante as partidas. Deste modo, a premiação total ficou em R$8.060.
O Torneio
Quartas de Final
O destaque das quartas de final foi a impressionante goleada imposta pelo GM Luis Paulo Supi frente ao MI Diego Di Berardino, 13.5 x 1.5, o placar mais elástico do Speed Chess Brasil 2018.
Também vale destacar a boa vitória do MI Renato Quintiliano contra o GM Gilberto Milos, 10.5 x 5.5.
Já o GM Fier superou o MI Molina por 7.5 x 5.5, mesmo placar do duelo favorável ao GM André Diamant contra o GM Felipe El Debs.
Semifinais
O duelo GM Supi x GM Fier repetiu a semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto, quando Fier levou a melhor.
No Speed Chess Brasil, porém, Supi conseguiu dar o troco ao vencer por 8.5 x 4.5. Já o outro match foi ainda mais equilibrado, com vitória do MI Quintiliano por 9 x 7 contra o GM Diamant.
Final
Anúncio da grande final
A grande final entre GM Supi x MI Quintiliano teve as análises do GM Rafael Leitão e do GM Krikor Mekhitarian – este também analisou os outros matchs.
No primeiro ritmo (5+2), Quintiliano superou Supi e saiu na frente com um 2.5 x 1.5. Supi reverteu a desvantagem no 3+2 com uma vitória por 3×1.
O equilíbrio se manteve após os dois primeiros ritmos, Supi vencia pela diferença mínima (4.5 x 3.5) e tudo seria decidido no 1+1.
No bullet, porém, Quintiliano não conseguiu acompanhar Supi e levou um elástico 5×0. O placar da final acabou em 9.5 x 3.5 para o Grande Mestre Luis Paulo Supi.
Declaração do Supi
“O torneio foi muito bacana, e muito duro. No geral, senti ter jogado um pouco melhor que os meus adversários nos três matchs, e isto foi o mais importante. Fica meus parabéns também ao Renato Quintiliano, pela ótima campanha, e ao chess.com, em parceria com o GM Krikor Mekhitarian, pela excelente iniciativa!”, afirmou o campeão nas redes sociais.
O formato do Speed Chess é o mais agradável para o público? Deixe sua opinião nos comentários.
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.
SEM COMENTÁRIOS