Não é uma missão simples comparar um enxadrista aposentado há mais de uma década com outro que ainda está no auge de sua carreira. O leitor emotivo, baseado nos sentimentos recentes, tende a ovacionar o jogador do momento. Por outro lado, o leitor saudosista vai louvar os feitos do passado.
Esse tipo de debate é comum no futebol, onde os fãs de Maradona e Messi tentam encontrar argumentos para colocar os jogadores argentinos como os melhores do mundo, em detrimento de Pelé. Seja no xadrez ou no futebol, seja momentâneo ou saudosista, é preciso estar atento às estatísticas antes de concluir qualquer coisa.
Carlsen x Kasparov – Estatísticas
Meses no Topo
Entre janeiro de 1984 e abril de 2006, Garry Kasparov liderou o ranking da FIDE durante 243 meses. Ou seja, dos 22 anos mencionados, Kasparov teve o maior rating em 20 anos. Vale também ressaltar que, em função do rompimento com a FIDE em 1993, o nome de Kasparov foi retirado da lista de rating durante o ano de 1994.
Já Magnus Carlsen lidera o ranking desde janeiro de 2010. Em julho de 2019 o norueguês completou 109 meses como o número um do mundo. O atual campeão tem tudo para se manter no topo durante os próximos onze meses e assim completar sua primeira década de domínio.
Blitz amistoso entre dois dos melhores jogadores de todos os tempos
Ainda sobre a lista de rating, até os anos 2000 a FIDE atualizava a lista a cada semestre. Ou seja, eram apenas duas atualizações por ano. Depois de 2000, a lista passou a ser atualizada por trimestre. Apenas em 2012 a atualização do rating passou a ser mensal.
Carlsen precisa dominar o xadrez mundial por mais uma década para igualar os feitos de Kasparov?
Rating
Magnus Carlsen está com 2882 pontos, seu maior rating – também alcançado em 2014. O maior rating de Garry Kasparov foi de 2851 pontos, em 1999. Também é importante perceber a distância de ambos para os principais concorrentes de cada época. Na lista de janeiro de 2000, Kasparov abriu 82 pontos para Viswanathan Anand. Carlsen colocou 69 pontos na frente de Levon Aronian na lista de abril de 2014.
Títulos Consecutivos
O mundo está impressionado com a sequência de oito títulos consecutivos de Magnus Carlsen. Até então, o atual campeão mundial ganhou tudo o que disputou em 2019. No entanto, entre 1981 e 1990, Garry Kasparov venceu 15 torneios individuais consecutivos. Sua sequência foi quebrada apenas em 1991, quando Vassily Ivanchuk venceu em Linares com meio ponto na frente do “Ogro de Baku”.
Títulos Consecutivos de Kasparov | Carlsen |
1- 49º Camp. Soviético – Frunze 1981 | 1- World Blitz 2018 |
2- Bugojno, Iugoslávia – 1982 | 2- Wijk aan Zee, Holanda – 2019 |
3- Interzonal, Moscou – 1982 | 3- Shamkir, Azerbaijão – 2019 |
4- Niksic, Iugoslávia – 1983 | 4- Grenke, Alemanha – 2019 |
5- Bruxelas, Bélgica – 1986 | 5- Abidjan, Costa do Marfim – 2019 |
6- Bruxelas, Bélgica – 1987 | 6- Lindores, Escócia – 2019 |
7- Amsterdã, Holanda – 1988 | 7- Norway Chess – 2019 |
8- Belfort World Cup, França – 1988 | 8- Zagreb GCT, Croácia – 2019 |
9- 55º Camp. Soviético – Moscou 1988 | |
10- Reykjavik World Cup, Islândia – 1988 | |
11- Barcelona World Cup, Espanha – 1989 | |
12- Skelleftea World Cup, Suécia – 1989 | |
13- Tilburg, Holanda – 1989 | |
14- Belgrado, Sérvia – 1989 | |
15- Linares, Espanha – 1990 |
As disputas pelo Campeonato Mundial não entraram nessas listas. De todo modo, é fato que os jogadores de elite se enfrentam com maior frequência na atualidade, em comparação com os embates da década de 1980.
Kasparov e Carlsen já trabalharam juntos
Campeonato Mundial
Sem entrar no mérito das polêmicas relacionadas à PCA, Garry Kasparov foi campeão mundial durante 15 anos (1985 – 2000). Kasparov disputou oito matches pelo Campeonato Mundial com cinco vitórias, um empate, uma derrota, além do polêmico match inacabado contra Karpov, em 1984.
Por outro lado, Magnus Carlsen é campeão desde 2013. Carlsen disputou quatro matches pelo título, com duas vitórias e dois empates – vitórias nos desempates. No tempo de Kasparov os duelos eram mais longos e o empate favorecia o campeão. Atualmente, os confrontos são mais curtos e sem privilégios. Agora, em caso de empate, o título é decidido em partidas de rápido e, se necessário, partidas de blitz.
Kasparov no Campeonato Mundial
1984 – Kasparov 3 x 5 Karpov – match inacabado
1985 – Kasparov 13 x 11 Karpov
1986 – Kasparov 12,5 x 11,5 Karpov
1987 – Kasparov 12 x 12 Karpov
1990 – Kasparov 12,5 x 11,5 Karpov
1993 – Kasparov 12,5 x 7,5 Short
1995 – Kasparov 10,5 x 7,5 Anand
2000 – Kasparov 6,5 x 8,5 Kramnik
Carlsen no Campeonato Mundial
2013 – Carlsen 6,5 x 3,5 Anand
2014 – Carlsen 6,5 x 4,5 Anand
2016 – Carlsen 6 x 6 Karjakin – 3 x 1 nos desempates
2018 – Carlsen 6 x 6 Caruana – 3 x 0 nos desempates
Magnus Carlsen ou Garry Kasparov, quem é o melhor? Deixe sua opinião nos comentários.
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.
Texto escrito pelo MF William Cruz.
Acredito que uma análise desapaixonada só será possível quando olharmos em retrospecto também a carreira de Carlsen. Por enquanto os números ainda estão a favor de Kasparov , porém o tempo é um aliado de Carlsen. Ótimo artigo. Parabéns!
Obrigado! Eu concordo com você. É preciso esperar o Carlsen pendurar as chuteiras, o que ainda vai demorar muito tempo (espero).
Verdade .. mas ainda fico com o Kaspa..
Carlsen aos 13 anos ja tinha winning position contra Kasparov.
Carlsen é superior mas Kasparov era super agressivo e tinha jogadas emocionantes.
Mas uma partida, especialmente uma partida rápida, não quer dizer nada. E Kasparov ganhou esse mini-match deles. A comparação é muito mais complexa.
Não concordo com essa ideia de esperar o carlsen se aposentar. Não se compara jogadores de épocas diferentes. Os obstáculos e as dificuldades para se chegar ao título eram completamente diferentes. Não havia o auxílio do computador nos estudos e havia muito mais espaço para a criatividade, onde o jogador precisava encontrar a melhor resposta durante a partida...
Frase lapidar : “não se compara jogadores de épocas diferentes “ para definição qualitativa...
Concordo que não se compra jogadores de épocas diferentes, porém, vale ressaltar que o xadrez moderno é muito mais "competitivo" do que o Xadrez antigo, e a principal razão disso é que, com o computador e a internet, um número infinitamente maior de pessoas passou ter acesso a diversos conteúdos de xadrez, como livros, vídeos, aulas, análises, engines e etc. Não há que se negar, por exemplo, que hoje há, quantitativamente, muito mais jogadores de Xadrez. Além disso, por causa desse amplo acesso, os jogadores modernos são, em média, mais fortes do que os jogadores do passado - há estudos recentes que comprovam esse ponto. Dito isso, creio que o Desafio para o enxadrista do passado era ter que aprender o Xadrez com poucos recursos, fato este que abria mais espaço para a criatividade/genialidade. Por outro lado, o desafio do enxadrista moderno é se manter no topo por muito tempo, tendo em vista a grande concorrência que há, ou seja, precisa de muita resiliência. Entretanto, nunca poderemos saber de fato que foi o melhor jogador, já que cada qual enfrentou os desafios de sua época.
Comparar uma lenda com uma promessa de lenda é precipitado.
Kasparov ainda segue sendo melhor, porém Carlsen ainda está em atividade jogando em altíssimo nível.
Só após ele parar é que realmente será possível compara -los.
Vejo a questão assim: se o Carlsen parasse HOJE, ele seria considerado melhor que o Kaspa? Mais gênio? Mais consistente? Mais dominante? Mais criativo? Mais implacável? Mais distante dos rivais? Melhor nos endgames? Eu acho que a resposta é negativa pra todas exceto a última. O norueguês é o melhor hoje, disparado, mas eu não consigo afirmar nem que ele é o #2 de todos os tempos.
Sem mimimi: CARLSEN!!!
A elite enxadrística hoje é muito mais forte, todos se preparam com engines. Magnus Carlsen é mais completo e, como alguém já afirmou nesse site, traduz perfeitamente o zeitgeist contemporâneo.
Kasparov reinou por mais de vinte anos em uma época em que o campeonato mundial , durante alguns anos, foi decidido em mais de vinte partidas. Isso não desmerece Carlsen. Mas Carlsen é jovem, tem potencial e é um verdadeiro tesouro do xadrez. Há vários outros tesouros atualmente (como Fabiano Caruana, Maxime Lagrave, Liren Ding, Anish Giri, entre outros) e jovens jogadores promissores com idade baixa e rating bem elevado, mas Carlsen tem sido bem superior aos demais e vencido torneios muito difíceis e importantes para que seu rating continue elevadíssimo. Uma trajetória excepcional para um enxadrista de 28 anos. Entendo que não é possível ainda fazer uma comparação entre eles, a não ser quando Carlsen se aposentar.
Só acho que Carlsen será o melhor se não surgir nos próximos 05 anos alguém que o vença em um match e cresceu com os recursos tecnológicos que temos hoje
A eterna questão de melhor de todos os tempos.. dúvida que atua em todos os esportes.. qual a verdadeira pergunta a ser respondida? o quanto um jogador estava à frente do seu próprio tempo?
Comparar é delicado e ao mesmo tempo fascinante, mas apreciar o legado de Kasparov e a legitimidade de Magnus! concerteza kasparov está satisfeito com seus feito e ainda em poder vislumbrar a continuidade da coroa da forma mais digna possível!!! A Nós cabe agradecer em poder prestigiar esses dois marcos no Xadrez. Algo que impressiona é o quanto Magnus "passeia" pelos mais variados torneios na internet tornando indiscutível sua Coroa, não consigo imaginar qualquer outro jogador fazer o mesmo!
Eu tenho a impressão que se pudesse transportar do tempo um eu vejo com um potencial incrível que se treinasse com computadores realmente não saberia mensurar seu limite que é Fisher! O Outro que também me traz curiosidade se transportasse ele do tempo dele para o tempo dos computadores é Capablanca! Esses dois seria um sonho vê-los numa época contemporânea e treinando a base de computadores desde novos! Ate mesmo Kasparov e Karpov seriam outros! Pois basicamente foram jogadores de livros na sua formação! Lembrando que Karpov tem uma década a mais de ida que Kasparov! Isso seria um verdadeiro sonho!!
Outro dia, participei de uma discussão (saudável, naturalmente) sobre o fato de Pelé ser considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos. Para minha surpresa, um torcedor do Santos (não esperava) afirmou que Pelé jogou em uma época que era muito fácil, pois os zagueiros eram despreparados e ineficientes, blá, blá, blá. Então eu respondi: ok, mas se era fácil, por que os outros jogadores não fizeram mais de mil gols também? Aí veio aquele silêncio, kkkkkkkkkk. Dito isso, para mim, Kasparov é o quarto maior enxadrista de todos os tempos. Carlsen nem entre os cinco está. Às vezes fico pensando o que jogadores clássicos como Capablanca ou Alekhine fariam com um Magnus se tivessem toda a informação e métodos de treinamento que temos hoje. Pensem nisso...........
Realmente comparar pelé com outro como messi e cristiano ronaldo é dificil, pois pelé só jogou no brasil, contra jogadores beem menos habilidosos e preparados, até na copa do mundo os adversários eram inferiores.
ok
Comparar Kasparov e Carlsen é o mesmo que comparar Pelé e Messi rs, existem argumentos favorecendo ambos, mas um pequeno desequilíbrio em favor de Pelé, assim como avalio Kasparov um pequeno passo a frente (por enquanto)
Kasparov, em 1984, saiu 0 a 4 frente a Karpov em 9 jogos numa decisão por 6 vitórias!
Que outro jogador não teria sido massacrado?
Bobby Fischer. Se em 1975 tivesse querido defender seu titulo analises sugerem que o resultado weria cerca de 10-4 para o Bobby. Ver mais em Fischer - Karpov 1975 ChessBase (em ingles)
Na verdade saiu de 0 a 5 depois de 3 a 5 o match foi cancelado.
Kasparov jogou blitz amistoso contra Calrsen? Como foi essa partida?
Primeiro agradecer ao gm rl seus excelentes artigos. Tenho feito analises exaustivas a 100 grandes jogadores da historia e faco aqui um desafio: e que tal Fischer, Carlsen e Kasparov? Deixo algumas dicas para apreciacao. 1-partidas classicas percentagem pontos (segundo chessgames)Fischer 72.4% Kasparov 69.8% Carlsen 62.5% 2- ELO diferenca entre primeiro e segundo FIscher para Spassky em 1971(125 pontos!) Kasparov para Anand,ano 2000(82 pontos) Carlsen para Aronian, ano 2014 (69 p.) 3-Analise de quanto valeria o ELO dos tres em 2019: Kasparov 2911 Fischer 2900 Carlsen 2897 obtida pelo melhor rating mais taxa de inflacao. Agora tire suas conclusoes.... e veja abaixo um jogador surpresa...
EMANUEL LASKER (1868-1941) 6 vezes campeao mundial e no topo durante 27 anos!
percentagem pontos em classica (chesssgames) 73.4% (melhor do que os 3) Seu ELO atual compreendendo a estimativa dada pelo site Chesstempo (2720) mais taxa de inflacao do melhor rating em 1984 para 2019) seria 2913! ( melhor do que os 3). Olhe se melhor para os classicos e havera grandes surpresas...
Sobre o Lasker queria dizer melhor rating 1894 nao 1984. DEsculpem meus amigos e tambem o mestre.Coitado....ja teria 116 anos...
nenhum dos dois o melhor é Robert James Fischer
Pelos números Kasparov é o melhor, pois sustentou o top rating o dobro do tempo, porém Carlsen tem muita lenha ainda pra queimar, entretanto não esqueçam que Carlsen alcançou seu rating elo histórico após ter aulas com Kasparov
entre Kasparov e Carlsen o melhor sempre vai ser Bobby Fischer a estrela mais fulgurante do xadrez mundial, agora respondendo a pergunta, Carlsen ainda não limpa o tabuleiro de Kasparov.
Ao meu ver nesse duelo de titãs temos que deixar de lado a emoção e partir para os números, conforme o site do chesscom, Magnus é o jogador mais preciso da história analisando centenas de jogos de sua carreira, em contrapartida, Kasparov foi o que segurou o rating elo no primeiro lugar por mais tempo dentre todos (ao redor de 23 anos), se considerarmos distância para o segundo jogador mais forte Fischer colocou 125 de elo no segundo, algo difícil de imaginar hoje, quando todos tem no celular alguém mais forte que o campeão mundial para treinar, ainda a nível de espetáculo que se danem os números, Tal, Paul Morphy e Capablanca tem partidas lindíssimas.