Jogos Abertos de Santa Catarina é Exemplo Para o País
Entre os dias 8 e 13 de setembro foi realizado o 58º Jogos Abertos de Santa Catarina. A competição foi realizada na cidade de Caçador, há 400 km da capital Florianópolis. Apesar de ser uma disputa regional, o torneio tem relevância nacional pelo altíssimo nível técnico. Os Grandes Mestres Rafael Leitão, Neuris Delgado, Gilberto Milos, Alexandr Fier e Everaldo Matsuura foram os principais nomes da competição masculina. Já no feminino, o destaque fica por conta das quatro WMI´s presentes: Vanessa Feliciano, Kathiê Librelato, Larissa Ichimura e Regina Ribeiro.
GM Rafael Leitão representou a cidade de Blumenau
Os enxadristas disputaram três torneios ao longo dos seis dias de competição: relâmpago, rápido e convencional. Pelo regulamento, a somatória dos três ritmos define o campeão geral. Esse formato de disputa lembra o Campeonato Brasileiro de Futebol por pontos corridos, o qual premia a equipe mais regular durante todo o evento.
Blumenau é Campeão no Masculino
Equipes de Blumenau
Nesse cenário, o GM Rafael Leitão teve um grande atuação. Com quinze vitórias e cinco empates, Leitão saiu invicto dos três torneios e foi decisivo para o título geral de Blumenau. A equipe campeã também teve a participação do GM Neuris Delgado e dos jovens Gabriel de Borba, Guilherme de Borba, Nathan Felipe Filgueiras e Thiago Carstens Dobuchak.
O vice-campeonato ficou com a cidade de Joaçaba, liderada pelo GM Alexandr Fier em companhia do MI Jorge Bittencourt, MF Álvaro Aranha, MF Luiz Menna Barreto, MF Haroldo Cunha e Ladyr Miglioretto Jr. O pódio foi completado pela equipe de Florianópolis: GM Gilberto Milos, MI Cesar Umetsubo, Christopher de Carvalho, Kaiser Mafra, Daniel Brandão e Marcelo Pomar.
Forte equipe de Joaçaba que terminou na segunda colocação
No masculino, 23 cidades participaram dos Jogos Abertos, uma prova da seriedade com que o xadrez é tratado no estado de Santa Catarina, exemplo para os demais estados brasileiros.
Itajaí Vence o Feminino
Entre as treze equipes participantes no xadrez feminino, o título ficou com a cidade de Itajaí (WMI Kathiê Librelato, WMI Larissa Ichimura, Maria Eduarda Zanotti, Ana Julia Librelato, Danieli de Melo, Gabriele de Melo e Nicoli Policarpo). Blumenau terminou em segundo (WMI Regina Ribeiro, Ana Paula de Oliveira, Bruna Kleine, Vivian Heinrichs, Cassia Cristiane e Gabriela Feller) e Concórdia em terceiro (Marciane Prior, Taina Durante, Cristina Valcarenghi, Eduarda Weber, Julia Rodio e Jhenifer Delavy).
Jogos da Juventude do Paraná
Equipes de Curitiba e São José dos Pinhais conquistaram o título
Na mesma semana o xadrez também esteve movimentado no Paraná. Os Jogos da Juventude foram realizados na cidade de Toledo, no oeste do estado. A competição para enxadristas até 18 anos já revelou diversos enxadristas renomados no cenário nacional.
O torneio possui um formato semelhante ao dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Após as provas de xadrez relâmpago, rápido e convencional, a equipe de Curitiba ficou com o título no masculino (Lucas Mileski, Otávio Crul, Willian Colaço, João Gabriel Szuba, Marcos Paulo dos Santos e Mateus Gonçalves), seguida pelas cidades de Ponta Grossa e Piraí do Sul.
Já no feminino, a equipe de São José dos Pinhais dominou a competição (Joana Lisboa da Cunha, Clara Machado Juliatto, Érika de Oliveira Salvadego, Lorenza Slobojan e Maria Eduarda Grigoli). O pódio foi completo pelas equipes de Piraí do Sul e Curitiba.
Santa Catarina é o estado mais desenvolvido no xadrez? Deixe sua opinião nos comentários.
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.
Enquanto isso, em Jundiaí-SP, não se ouve falar de um torneio no ritmo pensado ou sequer, a cidade sediar Jogos Abertos há mais de 50 anos. População com mais de 400 mil habitantes.
Feliz com a juventude de Curitiba e São José dos Pinhais NOS JOGOS DA jUVENTUDE, parabéns as duas delegações!!
Vida longa aos Abertos de SC!!
Em meu estado Maranhão, em parceria com SEDUC, EMPRESAS E o gran mestre RAFAEL LEITÃO, estamos iniciando um projeto de inclusão do xadrez nas escolas públicas, iniciativa que a longo prazo certamente irá render bons frutos principalmente para nossos jovens e crianças. Parabéns!